25 fevereiro 2019

A Abarth comemora 70 anos de história e apresenta o 595 esseesse e o 124 Rally Tribute no Salão Internacional do Automóvel de Genebra

 

  • Estreia do novo 595 esseesse e do 124 Rally Tribute, prestando homenagem a 70 anos de estilo e performance, profundamente enraizados no desporto motorizado.
  • O novo Abarth 595 esseesse é inspirado no lendário kit de preparação dos anos Sessenta e na posterior edição do Abarth 500 lançado em 2009.
  • Também em exposição no evento suíço está o exclusivo Abarth 124 Rally Tribute, Edição Limitada de apenas 124 viaturas, celebrando a vitória na Taça FIA R-GT de 2018.

 

A marca do Escorpião celebra, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o 70.º aniversário da sua fundação, um marco na história do desporto motorizado. As estrelas do stand são o novo Abarth 595 esseesse e o Abarth 124 Rally Tribute em edição limitada, duas genuínas expressões da alma racing da marca e do seu passado glorioso no desporto motorizado.
Concretamente, o primeiro modelo é uma homenagem ao lendário kit de preparação dos anos Sessenta, retomado com sucesso em 2009 no novo Abarth 500. A segunda viatura em estreia, por sua vez, é um tributo ao Abarth 124 rally que, depois de uma extremamente bem-sucedida época que culminou com a vitória na Taça FIA R-GT e no Campeonato Europeu de Ralis, além de mais de 40 vitórias na classe em 12 campeonatos nacionais, tem como objetivo defender, em 2019, a sua posição de domínio e os títulos conquistados.

 

Novo Abarth 595 esseesse

O admirável Abarth 595 esseesse está de volta, dando nova vida a um nome profundamente enraizado na história da marca, sem perder de vista as suas origens, quando os kits de preparação dos anos Sessenta fizeram a fortuna de Karl Abarth como inventor dos kits concebidos para aumentar as performances das viaturas de produção em série.
1964 foi o ano de estreia do Abarth 595 esseesse, preparado com a ajuda de um carburador Solex 34 PBIC e um especial coletor de admissão, fundido com a tampa da válvula numa só peça em liga leve, levando a potência a 32 cv. Exteriormente, a viatura era reconhecida pelas correias de borracha que prendiam o capô em vez do tradicional fecho, substituído pelo logótipo Abarth esmaltado. No interior, o "malvado pequeno Escorpião" exibia emblemas distintivos, além do monograma "SS" em maiúsculas no capô e na bagageira, e "esseesse" a cheio, em minúsculas, no tabliê. Foi um sucesso imediato junto dos entusiastas dos automóveis desportivos italianos.
Um sucesso repetido em 2009 pelo kit de preparação "esseesse" original para o novo Abarth 500, lançado em 2008. A preparação aumentou a potência do motor para 160 cv e modificou a configuração da suspensão, rebaixada com molas Eibach, além de aumentar a potência do sistema de travagem e de contar com outros elementos claramente inspirados na competição. Além disso, para garantir o cumprimento dos mais exigentes padrões de controlo e segurança, o kit de preparação "esseesse" era apenas instalado pela rede oficial de preparadores Abarth, que ainda o recebiam na famosa caixa de madeira original dos anos Sessenta.
Agora, 10 anos depois, o icónico "esseesse" ressurge no topo da gama Abarth e monta o motor de 180 cv, o mais potente da marca. Dirigido a apreciadores de puras performances, o novo Abarth 595 combina a adrenalina e o temperamento desportivo intrínsecos da marca do Escorpião com design distintivo, estilo e conectividade.
Na melhor tradição Abarth, este veículo torna-se verdadeiramente especial graças ao equipamento específico de série que proporciona uma excitante experiência de condução, sempre acompanhada pelo inconfundível som profundo do sistema de escape Akrapovic da Abarth, personalizado para as viaturas do Escorpião, que combina performances notáveis com um som ainda mais excitante.
O novo Abarth 595 esseesse oferece ainda sistema de travagem dianteiro Brembo de altas performances, que assegura notável resposta e perfeito comportamento dinâmico, graças aos discos perfurados e ventilados e à pinças de travões sobredimensionadas. Especificamente, o sistema consegue realinhar as pastilhas dos travões com a superfície de travagem dos discos para rápida dispersão do calor e melhor capacidade de resposta da viatura em travagem.
Igualmente de série, o filtro de ar específico BMC fornece melhor capacidade de entrada do fluxo de ar do que os filtros convencionais, com benefícios óbvios para a qualidade de combustão, o débito de potência e, consequentemente, as performances. O equipamento do novo Abarth 595 esseesse completa-se com as suspensões traseiras Koni FSD (Amortecimento de Frequência Seletiva), que otimizam a experiência de condução assegurando ainda melhor maneabilidade, comportamento dinâmico e estabilidade, em total segurança. Por fim, o equipamento de série integra também navegação com sistema Uconnect com ecrã tátil HD de 7" que inclui Telemetria Abarth, integração Apple CarPlay e compatibilidade Android AutoTM*.
O pródigo equipamento de série faz-se acompanhar por exclusivos elementos estéticos. Exteriormente, o novo Abarth 595 esseesse é identificado por jantes em liga leve de 17" Supersport com novo acabamento Branco Racing, faixas laterais Abarth, revestimento dos retrovisores exteriores e defletores dianteiro e traseiro a condizer. Para concluir, o novo Abarth é "certificado" pelo "esseesse" específico na carroçaria que, aliado ao logótipo "70th anniversary", torna esta viatura desportiva verdadeiramente única e exclusiva. A personalidade racing do Abarth 595 esseesse está claramente expressa nos bancos desportivos "Sabelt 70" com costas em carbono e nos pedais também em carbono. Além disso, no 595 está agora disponível toda uma nova gama de bancos Sabelt, marcando o 70º aniversário da Abarth com o número 70 bordado na capa. Estes bancos são ainda otimizados no formato, nas aplicações e no estofo, de modo a proporcionarem uma experiência de condução ainda mais intensa.

 

*Android Auto, Google Play e Google Maps são marcas registadas da Google LLC.
Apple CarPlay é uma marca registada da Apple Inc.

 

Abarth 124 Rally Tribute

O Salão de Genebra acolhe a estreia do novo Abarth 124 Rally Tribute, comemorando o triunfo do carro de competição "124 rally" - no ano passado - na Taça FIA R-GT, além de cerca de 40 vitórias na classe nos 12 campeonatos nacionais em que competiu.
Produzido numa edição limitada a apenas 124 unidades, o novo Abarth 124 Rally Tribute apresenta conteúdos únicos que o tornam um genuíno "item de colecionador", como o específico emblema comemorativo presente nos guarda-lamas e, no habitáculo, a placa numerada que certifica o seu exclusivo estatuto. A caracterização estilística e o inigualável equipamento de série transformam esta viatura num símbolo dos principais valores da marca: performances, cuidado artesanal e excelência técnica.
Tal como o 124 Spider de que deriva, o novo Abarth 124 Rally Tribute oferece uma dinâmica notavelmente ágil, acima de tudo graças ao diferencial mecânico autoblocante - uma das poucas viaturas do seu segmento a oferecê-lo - e ao peso concentrado entre os eixos. O peso reduzido, de apenas 1.060 kg, garante excecional agilidade, com excelente relação peso-potência de 6,2 kg/cv.
Sob o capô, esconde-se um potente motor sobrealimentado 1.4 de quatro cilindros com tecnologia MultiAir. Com homologação Euro6/D, debita 170 cv (por outras palavras, cerca de 124 cv/litro) e 250 Nm de binário, oferece 232 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, e é acoplado a transmissão manual de seis velocidades. Por fim, as suspensões são de quadrilátero alto à frente e de braços múltiplos atrás.
Sem esquecer o lendário escape Record Monza do novo Abarth 124 Rally Tribute, com sistema "dual mode" capaz de modificar o fluxo dos gases de escape de acordo com as rotações do motor e de garantir um débito linear de binário e gerar um som profundo e altamente gratificante. Outro dos elementos técnicos derivados da competição envolve os travões, desenvolvidos e produzidos pela Brembo, e as jantes em liga leve de 17" com acabamento Branco Racing, proporcionando uma redução de peso de 4 kg, o que oferece melhor comportamento dinâmico e um design ainda mais desportivo.
O novo Abarth 124 Rally Tribute está disponível em duas cores de carroçaria, Vermelho Costa Brava e Branco Turini, ambas combinadas com capô preto fosco, uma referência ao histórico Abarth 124 Rally que apresentou esta solução para reduzir o reflexo do sol nos olhos do condutor. Além disso, os suportes dos retrovisores e o defletor dianteiro são em Cinzento Gunmetal com a carroçaria Vermelho Costa Brava, ou em Vermelho Racing com a carroçaria Branco Turini.
O equipamento de série inclui ainda elementos de luxo dedicados ao conforto, como bancos em pele com aquecimento, kit Alcantara, tapetes Abarth e Pack Rádio Plus. Este pack compreende sistema integrado de informação e entretenimento controlado através de um cómodo botão de utilização intuitiva no túnel central. Dispõe ainda de ecrã tátil a cores de 7", sintonização digital DAB, duas entradas USB, entrada AUX e ligação Bluetooth. É aliado a um sistema áudio Bose com nove altifalantes, quatro dos quais integrados nos apoios de cabeça. O pack inclui ar condicionado de controlo automático.
Entre os principais acessórios disponíveis no catálogo Mopar para o Abarth 124 spider está a capota rígida em fibra de carbono: de alta tecnologia, leve e segura, proporciona ao modelo o estilo de um verdadeiro coupé, mas mantendo toda a excitação e o prazer de condução que só um genuíno roadster consegue oferecer. A barra da suspensão sobredimensionada garante maior rigidez de torção para um comportamento dinâmico ainda mais notável. Sem esquecer diversos acessórios, como o porta-copos com aros prateados e copo em alumínio com o logótipo 124 Spider, que contribui para manter o habitáculo ainda mais exclusivo, enquanto a rede na bagageira com o logótipo Mopar ajuda a organizar a carga, proporcionando ainda mais liberdade em viagem.

 

Abarth, 70 anos de estilo e performance, com raízes profundas no desporto motorizado.

A lenda da marca do Escorpião começou em 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. com o piloto Guido Scagliarini. O primeiro veículo produzido foi um 204 A, baseado no Fiat 1100, que começou logo por ganhar o campeonato italiano de 1100 Sport e o título da Fórmula 2. Desde então, a história da Abarth tem sido recheada de recordes a nível da competição e da indústria, elementos sempre no espírito do fundador: combinar máximas performances, trabalho artesanal e constante progresso técnico. Graças aos extraordinários resultados do Abarth 124 Rally, o público internacional pode agora desfrutar de novo toda a emoção e excitação que, em meados dos anos Cinquenta, quando, graças a uma mais próxima parceria com a Fiat, começou a lenda do Escorpião: 10 recordes mundiais, 133 recordes internacionais e mais de 10.000 vitórias nos circuitos. E a lista das viaturas Abarth que entraram na história do desporto motorizado é verdadeiramente longa: desde os eficientes veículos vencedores de recordes construídos em associação com carroçadores de topo de Turim, a partir de modelos Fiat até ao 850 TC, que venceu em todos os circuitos internacionais, incluindo o de Nürburgring, e ao 2300 S, que estabeleceu uma impressionante série de recordes na pista de Monza. A partir de 1971, a Abarth passou a ser propriedade integral da Fiat Auto e a lenda prosseguiu com o Fiat 124 Abarth, vencedor do título europeu em 1975, com o 131 Abarth, campeão do mundo de ralis em 1980, e com o Ritmo Abarth.
Embora estes triunfos, firmemente integrados no imaginário coletivo, sejam por si só impressionantes, a importância da competição tem sido sempre muito mais ampla para os engenheiros da Abarth e para os seus técnicos especializados: fornece uma árdua área de testes, oferecendo as mais difíceis condições para testar inovadoras tecnologias, prontas para serem transferidas para as viaturas de estrada da Abarth. Este é o único meio para conseguir os melhores resultados em termos de performances, segurança e fiabilidade. As duas novidades apresentadas em Genebra não são exceção e vão, seguramente, consolidar o sucesso de vendas alcançado em 2018, quando a marca registou o seu recorde de vendas na Europa, com quase 23.500 unidades matriculadas e um crescimento de 36,5% em relação a 2017. Os resultados foram particularmente notáveis em alguns mercados: por exemplo, na Grã-Bretanha, a Abarth conseguiu o seu recorde nacional com vendas de 5.600 unidades e um crescimento de 27%, enquanto, em Espanha, vendeu 1.450 unidades, o que representa um crescimento de 27%. Além disso, a base de fãs na Europa está a expandir-se a uma velocidade vertiginosa, tendo agora mais de 100.000 membros registados na comunidade Abarth Scorpionship. Para celebrar estes resultados, bem como o histórico aniversário, a marca lançou a gama Abarth "70th Anniversary", que compreende o Abarth 595, o Abarth 124 e, a partir de agora, também o Abarth 595 esseesse, todos identificados exteriormente pelo logótipo específico, tornando-os únicos e exclusivos.
O 70.º aniversário da lendária Abarth vai também ser comemorado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019: numa área especial criada pelos organizadores de eventos de topo, os visitantes poderão apreciar uma exposição especial, incluindo uma série de viaturas clássicas premium de diversas coleções que contam a história da Abarth desde os seus primeiros dias. A FCA Heritage estará presente com o elegante Abarth 750 Record (1956) que, em junho desse ano, estabeleceu um total de 14 recordes de velocidade e de resistência na classe H.

 

O FCA Bank no Salão Internacional do Automóvel de Genebra

Este ano, o FCA Bank está mais uma vez presente nos stands das marcas da Fiat Chrysler Automobiles no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Em balcões especiais, com atendimento por profissionais da área financeira, os visitantes poderão ficar a conhecer as muitas propostas - específicas para cada mercado - do FCA Bank e da sua subsidiária Leasys, preparadas por medida para satisfazer todas as exigências de mobilidade.
O FCA Bank fornece produtos financeiros e de seguros para apoiar as vendas de marcas de automóveis de prestígio em 17 países europeus e em Marrocos, diretamente ou através de subsidiárias. Na Suíça, é representado pela FCA Capital Suisse SA. Já em Portugal, o FCA Bank faz-se representar pela FCA Capital Portugal, Instituição Financeira de Crédito do grupo da Fiat Chrysler Automobiles e do Crédit Agricole Consumer Finance. A oferta financeira da FCA Capital, no mercado português, concebida especificamente para as redes de vendas, para clientes privados e empresas, assenta essencialmente em:

  • Crédito Automóvel: A forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente ao uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados.
  • Crédito Automóvel com Balloon: Modalidade de crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do automóvel para o final do contrato.
  • Leasing: Solução financeira especialmente adequada a Empresas, ENI's e Profissionais Liberais, permite flexibilidade ao nível da entrada e também no valor residual. Oferece a possibilidade de escolha, na data de termo do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura por outra nova;

Adicionalmente, a FCA Capital Portugal propõe uma vasta gama de serviços opcionais, que podem ser associados ao contrato de financiamento.
Mais informações disponíveis nos stands do grupo FCA no Salão Internacional do Automóvel de Genebra e nos seguintes websites: 

www.fcabankgroup.com - www.leasys.com - www.fcacapital.ch - www.fcacapital.pt

 

Lifestyle

No Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o grupo FCA apresenta uma área especial dedicada a uma seleção de merchandising elaborada em colaboração com parceiros de excelência, criada para reafirmar os valores fundamentais das suas marcas. São produtos exclusivos que evocam os valores da marca e que comemoram o 70.º aniversário da Abarth.
Estão em exposição dois novos objetos criados especialmente para comemorar o 70.º aniversário da Abarth: o cronógrafo em titânio da Breil, com claras referências ao mundo automóvel, incluindo a inconfundível faixa Abarth, e o icónico emblema do Escorpião. E ainda o novo sistema áudio Ixoost HI-FI com amplificador BluetoothTM integrado, ligado à réplica do famoso silenciador Record Monza.

últimos vídeos

pesquisa avançada

Procurar...

De
Para
Procurar

Imagens relacionadas


Anexação de Ficheiros


Links